O que diferencia a Blackboard no Brasil

SHARE THIS POST

Vinte anos depois de desembarcar no Brasil, a Blackboard segue fortalecendo o relacionamento e a presença no país. Líder global em tecnologia para ensino e aprendizagem, a empresa investiu recursos e tem ampliado o time local – dando origem a uma equipe ainda mais comprometida em garantir o sucesso das instituições de ensino superior brasileiras e de seus alunos.

Desde que foi fundada, em 1997, nos Estados Unidos, a Blackboard se tornou um dos fabricantes mais populares de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conhecido também pelas siglas AVA e LMS, de Learning Management System, o software oferece ao aluno muito mais do que conteúdos e links para aulas. É, acima de tudo, o espaço para uma experiência educacional personalizada.

Os educadores afirmam que a personalização do ensino e da aprendizagem está entre os desafios mais urgentes do setor. Afinal, os estudantes não aprendem da mesma forma, além de terem necessidades diferentes. Para alcançar esta personalização, é necessário coletar, armazenar e processar uma enorme quantidade de dados.

“As soluções da Blackbord são desenvolvidas especificamente para isso”, afirma Martin Moreno, vice-presidente da Blackboard Inc. para a América Latina. “Por meio da análise de dados, permitimos que professores, tutores, coordenadores e gestores tomem decisões com base numa única e verdadeira fonte – e não em suposições.”

Soluções e diferenciais da Blackboard

“Não é o cliente que deve se adaptar à tecnologia, mas a tecnologia ao cliente”, diz Acir Marteleto, gerente da Blackboard no Brasil. Nesse sentido, as IES parceiras da Blackboard contam com uma plataforma ampla, flexível e integrada de soluções que permitem o sucesso do aluno.

O Blackboard Data, por exemplo, é um recurso que fornece a leitura e a análise dos indicadores educacionais através de variados painéis e controles. A ferramenta pode ser acessada tanto pelas interfaces estendidas da Blackboard quanto pelo visualizador que a instituição estiver mais familiarizada.

Esses dados se originam, sobretudo, da interação de alunos e professores no Blackboard Learn. Trata-se de um AVA moderno e robusto, que permite a construção de programas e cursos com as mais variadas hierarquias institucionais. A plataforma também conta com objetos e recursos diferenciados que surpreendem os usuários – como gestão de ofertas, suporte e acompanhamento de ensino baseado em competências.

Na era da videoconferência, o Blackboard Collaborate se impõe. Diferentemente da concorrência, que oferece plataformas desenvolvidas para atender reuniões virtuais simples, o Collaborate foi desenhado de forma específica para educação. “Ele tem funcionalidades exclusivas, voltadas para atividades síncronas e metodologias ativas de ensino”, explica Régis Coimbra, diretor senior de Experiência do Cliente da Blackboard no Brasil.

Tudo isso sem abrir mão da inclusão e da acessibilidade – que são preocupações constantes da Blackboard. Aqui, o destaque é o Blackboard Ally. A ferramenta analisa e classifica conteúdos de acordo com níveis de acessibilidade, podendo gerar instantaneamente versões com as preferências do estudante.

Sua IES pode contar com a Blackboard

Time local, experiência personalizada e baseada em dados, AVA robusto, plataforma exclusiva para aulas síncronas: esses são alguns dos diferenciais competitivos da Blackboard. Não à toa, a empresa é uma das principais fornecedoras globais de tecnologia educacional, com presença em diversas instituições de renome. Entre elas estão a Rutgers University, a George Brown College e a Walden University. No Brasil, as IES parceiras incluem PUC-PR, Insper e Saint Paul, além dos grupos Ser Educacional, Laureate e Cruzeiro do Sul.

E não pense que as soluções da Blackboard são reservadas apenas para as IES de grande porte. “Temos recursos para instituições de diferentes portes e perfis – e uma equipe pronta pra ajudar a fim de acompanharmos seu crescimento”, assegura Martin Moreno.

Entre em contato conosco e nos deixe saber como a Blackboard pode, junto com sua IES, construir a melhor educação no Brasil.